InícioSaúdeLacen-TO é referência em rastreamento do câncer de colo de útero

Lacen-TO é referência em rastreamento do câncer de colo de útero

Desde 2022, exames de 119 municípios tocantinenses são de responsabilidade do laboratório sob a gestão do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Saúde

- Publicidade -spot_img

Março Lilás é a campanha executada neste mês de conscientização sobre a importância de se prevenir contra o câncer do colo do útero. Para um diagnóstico precoce, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) distribui para 119 municípios tocantinenses kits de coletas e o recebimento de amostras de citologia em meio líquido, com capacidade analítica de 3,5 mil amostras ao mês. As análises são realizadas no Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (Lacen-TO).

O trabalho do Lacen-TO iniciou em agosto de 2022 e os exames são realizados como estratégia para identificar mulheres com maior risco de desenvolver o câncer do colo do útero, que é evitável, bem como subsidiar o seguimento das mulheres identificadas com lesões de baixo ou alto grau aos serviços de referência. Desde a implantação do serviço, foram realizados 26.306 exames para o rastreamento do câncer do colo do útero, dos quais 1.194 exames apresentaram algum tipo de alteração.

“Quando detectada alguma alteração, acionamos as equipes para a linha de cuidado e acompanhamento das mulheres, seja pela repetição do exame citopatológico ou pelo encaminhamento para o Serviço de Referência do Colo. Esse serviço é ofertado em municípios estratégicos da Rede de Atenção à Saúde do SUS, no Tocantins”, destacou a diretora do Lacen-TO, Jucimária Dantas Galvão.

A coordenadora do Programa Estadual de Controle do Câncer do Colo de Útero e Mama/SES-TO, Fabiana Moura Mamede Alves, explica que, além dos exames para diagnóstico, “a SES-TO oferece apoio aos municípios na organização do rastreamento das mulheres para prevenção do câncer. Esse apoio é realizado por meio de visitas nos municípios, capacitações e atualizações sobre a doença”.

 Dados

A estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca) é de 17.010 novos casos para cada ano do triênio 2023-2025, sendo o terceiro mais comum entre mulheres, depois apenas de câncer de mama e câncer de cólon e reto. No Tocantins, de acordo com dados do Sistema de Informação Ambulatorial (SIA), entre 2022 e 2023, foram diagnosticados 186 novos casos de neoplasia maligna do colo do útero.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
Leia também...
- Publicidade -spot_img
Notícias relacionadas
- Publicidade -spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui