InícioPrevençãoSecretaria de Saúde do Tocantins alerta a população para o diagnóstico precoce...

Secretaria de Saúde do Tocantins alerta a população para o diagnóstico precoce do câncer

Em 2022, foram registrados 981 novos casos da doença no Tocantins

- Publicidade -spot_img

Com a proximidade do Dia Mundial de Combate ao Câncer, 4 de fevereiro, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) reforça o alerta para que a população tocantinense amplie os cuidados e faça periodicamente o diagnóstico precoce da doença. Somente em 2022, foram registrados 981 novos casos de câncer no Tocantins, sendo 398 em homens e 583 em mulheres. O público feminino é acometido principalmente pelos cânceres de colo de útero e de mama; e o masculino pelo câncer de próstata.

Um levantamento do Instituto Nacional do Câncer (Inca) aponta que ocorrerão no Brasil, 704 mil novos casos de câncer a cada ano durante o triênio 2023-2025. Segundo o médico oncologista do Ambulatório de Oncologia do Hospital Geral de Palmas (HGP), Lucas Guglieimi, o desenvolvimento da doença pode ser resultado de múltiplos fatores. “O fumo, o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, a falta de atividade física, alimentação inadequada e o envelhecimento natural do corpo humano são algumas das causas”, pontua.

O médico ressalta que, apesar dos números de mortes serem altos, muitos óbitos poderiam ser evitados se o diagnóstico fosse realizado precocemente. “Quanto mais cedo for feita a detecção do problema, mais simples é o tratamento e maiores são as chances de cura do paciente, por isso é importante realizar os exames de rastreio periodicamente e estar atento aos sinais que o corpo dá, diante de qualquer alteração buscar ajuda médica o mais breve possível”, destaca Lucas Guglieimi.

O gerente da Rede Oncológica da SES-TO, Rodrigo Cândido de Souza, reforça o caráter educativo do Dia Mundial de Combate ao Câncer. “Conhecer os fatores de risco e as consequências dos maus hábitos pode inspirar mudanças e mobilizar ações contínuas em busca de uma melhor qualidade de vida”, afirma.

Atendimentos gratuitos

No Tocantins, o Sistema Único de Saúde (SUS) viabiliza atendimentos gratuitos de quimioterapia, radioterapia, braquiterapia, cirurgia oncológica e cuidados paliativos para pacientes com câncer, ofertados nas Unidades Básicas de Saúde. Sob a gestão da SES, mais de 1.800 pessoas passaram por tratamentos na Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) do Hospital Regional de Araguaína (HRA) e do Hospital Geral de Palmas (HGP), somente em 2022.

A paciente Silva Santana Cabral, de 50 anos, é uma das beneficiadas com o tratamento no Tocantins. “Tenho lutado contra o câncer desde 2009. Não é fácil esse processo, mas nunca perdi a esperança. Recebi todo meu tratamento pelo SUS, aqui mesmo no nosso Estado, o que facilitou esse período doloroso, pois não preciso ficar longe da minha família. O tratamento tem me dado a oportunidade de viver e eu agradeço a Deus por isso”, expressa.

Silva Santana Cabral, de 50 anos, é uma das beneficiadas com o tratamento no Tocantins – Ellayne Czuryto/Governo do Tocantins

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
Leia também...
- Publicidade -spot_img
Notícias relacionadas
- Publicidade -spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui