Visando qualificar os profissionais quanto à importância do diagnóstico precoce das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), além de aprimorar e alcançar excelência na execução de testes rápidos, a secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) realizou na quarta, 21, a Capacitação de Teste Rápido para Infecções Sexualmente Transmissíveis.
O Evento coordenado pela Diretoria de Doenças Trasmissíveis (DDT) aconteceu no Espaço Mezanino do Anexo I da SES-TO e contou com a participação de profissionais da Atenção Básica dos municípios de Nova Olinda, Esperantina, Santa Rita, Pedro Afonso, Lagoa da Confusão e Ponte Alta do Bom Jesus.
“Toda capacitação prática de teste rápido vem acompanhada da execução individual dos testes de HIV, Sífilis, Hepatite B e finalizamos com o teste de Hepatite C. Todos os testes que são disponibilizados pelo Ministério da Saúde (MS) são testados individualmente, sendo que para o teste de HIV são realizados 2 testes, um seguido do outro”, informou o técnico da área técnica de IST’s, Márcio Thales Salgado.
Márcio Tales acrescentou que “durante a parte prática, juntamente com as execuções dos testes rápidos, também é ensinada toda parte administrativa vinculada à execução, como preenchimento de formulários, folha de execução dos testes e preenchimento de laudos de forma correta”.
Para a enfermeira, Francielly Maracaibe, do município de Lagoa da Confusão, “o treinamento da prática foi muito importante, pois o objetivo foi alcançado, que é capacitar mais profissionais a fim de fortalecer as ações de vigilância desses agravos, compreendendo a importância do diagnóstico precoce de HIV, Sífilis e Hepatites Virais”.
“A capacitação com o tema HIV, Sífilis e Hepatites virais assim como o método de capacitação escolhido de forma prática foi muito importante, com isso conseguimos aprender na prática como realizar os testes, como preencher as fichas corretamente, a importância do diagnóstico precoce, a importância do controle de cura, além de ter tirado nossas dúvidas” esclareceu a enfermeira do município de Santa Rita do Tocantins, Anna Paula Amorim Abreu.
Saúde capacita equipes municipais para realização de testes rápidos de identificação das ITS

Profissionais da Atenção Básica municipais foram capacitados para realização de testes rápidos - Foto: SES/Governo do Tocantins