A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) participa neste sábado, 18, do Ação Mulheres, um evento voltado para a saúde da população feminina. A iniciativa ocorrerá das 8 às 17 horas, na Escola Estadual Maria dos Reis Alves Barros, localizada no setor Taquari, região sul de Palmas.
A SES-TO levará para a ação, os seguintes serviços: Banco de Leite Humano, Serviço de Atenção Especializada às Pessoas em Situação de Violência Sexual (Savis) e Hemorrede do Tocantins (Hemoto). As áreas da Pasta irão oferecer palestras, rodas de conversas e cadastro de medula óssea.
A responsável pelo setor de Captação de Doadores do Hemocentro Coordenador de Palmas, Robéria Fernandes, destacou a importância da participação do hemocentro no evento. “A mulher é um agente importante dentro do contexto da doação de sangue. Temos muitas doadoras e elas são as principais responsáveis por trazer doadores, com as parcerias fechadas com os hemocentros, por isso é muito importante estarmos neste espaço para tirar as dúvidas sobre doação de sangue e cadastro de medula e também facilitar o acesso dessas mulheres para realização do cadastro para doação de medula que será feito no local”.
O Banco de Leite Humano irá participar com uma palestra e uma roda de conversa sobre a importância da doação de leite materno. “A intenção é incentivar as mães que estão amamentando a ser uma possível doadora, sensibilizando pra esse ato de amor, uma vez que o leite materno é mais que um alimento para os bebês, a criança que recebe leite materno tem menos riscos de adoecer, diminui a permanência dos RNs na UTI, evita infecções, mortes infantis e tem um efeito positivo na inteligência da criança”, ressaltou a enfermeira do Banco de Leite Humano, do Hospital e Maternidade Dona Regina Siqueira Campos, Renata Batista Vasconcelos.
O evento é fruto de uma parceria da SES-TO, com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e diversos órgãos e entidades, entre eles a Secretaria de Estado da Mulher, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Sistema Nacional de Emprego (Sine), o Serviço Social da Indústria (Sesi), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai); e busca promover a saúde e o bem-estar da população feminina da região.